Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Pesquisa revela hábitos curiosos de passageiros de táxi

Imprimir
Categoria: Assuntos variados Publicado em Segunda, 18 Novembro 2013 Escrito por FT8 - O Canal 8 de notícias.
Bookmark and Share

Mandar mensagens e dormir foram as principais atividades mencionadas pelos entrevistados brasileiros.

 

No ranking de coisas curiosas para se praticar no interior de um táxi, na 3ª posição, aparece fazer maquiagem e penteados, enquanto na média mundial, comer apareceu como uma ação muito mais comum.

 “A pesquisa anual que realizamos é muito interessante. Além de elegermos os melhores táxis do mundo, também trazemos recortes curiosos sobre hábitos dos usuários. Por exemplo, os brasileiros acabaram se mostrando os mais vaidosos, já que entre as principais atividades que realizam no táxi está fazer maquiagem e penteados  - uma atividade que não apareceu no ranking dos outros países. As mulheres, principalmente, gostam de estar sempre bem vestidas e com a maquiagem bem feita e o táxi parece ser o lugar ideal para verificar se tudo está em ordem”, comenta Carolina Piber, diretora de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.

 Ainda de acordo com a executiva, a pesquisa mostra os principais equipamentos e serviços que os brasileiros consideram importantes para melhorar a qualidade da frota. O primeiro item mais citado foi o pagamento com cartão de crédito ou débito (76,1%), em seguida aparece o acesso à rede Wi-fi (69,6%), TV no banco traseiro (41,3%) e jornais e revistas disponíveis (34,8%).

 Confira as atividades que os brasileiros mais realizam quando estão em uma corrida de táxi:

 

Atividades

%

Falar / mandar mensagem / mandar e-mails pelo telefone

84.8%

Dormir

54.3%

Fazer maquiagem e penteado

50.0%

Comer

45.7%

Trabalhar no laptop

32.6%

Dividir o táxi com um estranho

21.7%

Beijar

21.7%

Cantar

8.7%

Passar mal

8.7%

Trocar de roupa

8.7%

  

Ponto de vista dos taxistas – A pesquisa também entrevistou mais de 800 taxistas em 28 países e, para eles, os americanos são a melhor nacionalidade para pagar a corrida (24,3%). E não é à toa, já que também foram apontados como os que dão as melhores gorjetas (50,4%). Nesse quesito, os viajantes brasileiros apareceram na 6ª colocação.

 Segundo os taxistas brasileiros, a melhor nacionalidade para transportar são os espanhóis (30%), apontados principalmente por causa das similaridades no idioma. Já para 23,3% dos motoristas não há uma nacionalidade favorita.    Quanto ao destino predileto, o aeroporto ficou na 1ª colocação com cerca de 60% dos votos. Em seguida, destinos de longa distância foram mencionados por mais de 30% dos entrevistados.

  A pesquisa anual ainda revelou que os passageiros precisam ficar mais atentos ao celular, pois 60% dos taxistas entrevistados disseram que é o item mais esquecido no carro. Entre os objetos mais incomuns deixados no banco de trás dos carros estão brinquedos eróticos e uma mala cheia de roupa íntima.

 

Confira o ranking mundial das nacionalidades que dão as melhores gorjetas:

 

Nacionalidade

% de votos

Americanos

50,4%

Britânicos

8,6%

Japoneses

7,8%

Noruegueses

6,3%

Alemães

5,1%

Brasileiros

1,9%

Australianos

1,6%

Espanhóis

2,2%

Suíços

1,6%

Russos

1,6%

  Resultado global - Com o maior contingente de taxistas do Brasil, 33 mil no total, São Paulo entra para a lista de cidades que contam com as frotas mais bem avaliadas do mundo. De acordo com pesquisa anual da Hoteis.com, realizada em 30 países, os táxis da capital paulistana ocuparam a 10ª posição no ranking mundial, empatando com Bogotá. Outra capital latino-americana que apareceu na lista foi o México, na 5ª colocação.  Para atingir este resultado, mais de 2 mil viajantes foram entrevistados.

 Os turistas brasileiros apontaram o quesito segurança como a qualidade que mais prezam quando estão fazendo uma corrida de táxi. Em seguida, mencionaram a disponibilidade como segundo fator mais importante. Valor e conhecimento da região empatam como a terceira característica mais apreciada pelos passageiros. Em quase todos os quesitos, os brasileiros elegeram os táxis paulistanos como os melhores, mas quando se trata de valor, Buenos Aires foi a capital mais citada.

 “O resultado mostra que São Paulo está preparada para receber viajantes do mundo todo na Copa do Mundo. Recentemente, a Secretaria Estadual do Turismo fechou uma parceria com cooperativas de táxi disponibilizando mais de 3 mil tablets para motoristas, até 2014. É um investimento muito interessante que ajudará turistas e taxistas a romperem a barreira do idioma. Além disso,os visitantes podem realizar pesquisas relacionadas à hospedagem, pontos turísticos, bares e restaurantes durante a corrida”, ressalta Carolina Piber, diretora de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.

 Nota dos editores:  2.683 entrevistados em 30 países.