Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Entenda o que é a fibromialgia

Imprimir
Categoria: Sáude Escrito por FT8 - O Canal 8 de notícias.
Bookmark and Share

Exercício físico com acompanhamento médico faz parte do tratamento e pode aliviar as dores.

A Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Ela é pouco conhecida de grande parte da população e está diretamente ligada à fadiga.

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a ela. A síndrome é muito comum em pessoas da mesma família, ou por infecções e, também, pode ser causada por distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

 “A fibromialgia não tem uma causa específica, mas estresse e sedentarismo colaboram muito com o seu aparecimento, levando as dores nas inserções musculoesqueléticas, ou seja, para o corpo todo”, explica doutor Antônio Carlos Montanaro, neurologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. “Os sintomas dessa síndrome são muito similares com outras doenças, como reumatismo, por exemplo, e por isso é importante procurar ajuda médica”, completa.

O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente e não existem testes laboratoriais para tal, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas. O tratamento da síndrome é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos. “O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral”, afirma doutor Montanaro.

As drogas mais utilizadas são analgésicas de ação central, incluindo alguns medicamentos antidepressivos e antiepilépticos. Remédios que melhoram o padrão do sono e relaxantes também são, frequentemente, utilizados isoladamente ou em conjunto com analgésicos.

O ideal para evitar a fibromialgia é seguir uma dieta balanceada, evitar cafeína e manter uma boa rotina de descanso aliado a atividades físicas. Seguindo o tratamento corretamente e tomando os devidos cuidados dentro e fora de casa, os sintomas tendem a melhorar. Mais importante ainda: com acompanhamento médico, o paciente não perde sua capacidade funcional.

 

Fonte:  Beneficência Portuguesa de São Paulo

Tags: Saúde , Fitness

Confira Também