Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Pura Ilusão

Imprimir
Categoria: Ciência e Tecnologia Escrito por FT8 - O Canal 8 de notícias.
Bookmark and Share

Faça um giro por imagens fantásticas que induzem o olho humano a ilusões óticas.

 

 

Algumas imagens aparentam estarem em movimento, outras remetem a diferentes figuras. Tudo vai depender da posição do olho...

A ilusão de ótica(óptica) é um fenômeno estudado e conhecido séculos. Ela se resume a toda e qualquer tipo de imagem capaz de enganar os olhos.

 

Ela acontece porque o sistema visual humano tem diferentes formas de interpretar a variação de luminosidade (refração e reflexão) ficando vulnerável ao erro.

O processo ilusório pode ocorrer natural, como acontece na natureza, ou ser induzido, no caso da criação de imagens manifestamente criadas para enganar.

 

Associações enganosas

Apesar se sua constate associação à Hipnose(estado mental), não existe qualquer relação clara(ou provada) entre as duas, já que a primeira não passa de um fenômeno visual, a  segunda representa um estado cognitivo estudado pela ciência.  

Talvez a associação entre as duas resida na imagem clássica das seções de hipnose protagonizadas por especialistas com o uso de pêndulos, ou por estarem intimamente ligadas a reações controladas pelo cérebro, mas de fato dividem poucas características.  

Outra associação equivocada com ilusão de ótica é fenômeno conhecido como linguagem subliminar.

A linguagem subliminar consiste básica na inserções de mensagens escondidas entre imagens que impossibilitam o ser humano de visualizar conscientemente.

O princípio para a execução de uma linguagem subliminar é o mesmo para uma ilusão de ótica, se baseia na indução de erro.

 

A diferença entra as duas está amparada na execução e principalmente nas intenções.

A mensagem subliminar objetiva passar uma mensagem de maneira furtiva, enquanto que a ilusão de ótica simplesmente é uma formação incorreta das imagens.

 

 Créditos das imagens: reprodução internet.