Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Steve Jobs - Ao Infinito e Além

Imprimir
Categoria: Ciência e Tecnologia Escrito por FT
Bookmark and Share

Sincera, elucidativa e pitoresca. Estas seriam três palavras perfeitas para descrever a obra de 607 páginas de Walter Isaacson.

O autor narra com uma objetividade jornalística impressionante uma grande parte da vida do polêmico empresário Steve Paul Jobs.

Cruel, criativo, impulsivo, perfeccionista, vegetariano, sensível, adotado e gênio.

O fundador da Apple era uma verdadeira mistura de facetas misturadas em um caldeirão borbulhante de ideias. 

Jobs parecia acreditar que a realidade poderia ser modificada com a força do pensamento, essa espécie de filosofia de vida ganhou o carinhoso apelido de “Campo de Distorção da Realidade”.  Algo criticado, temido, elogiado e às vezes motivo de piada.  

Quando criava Steve tinha uma verdadeira catarse. Seus sentimentos, compulsão e traços de personalidade podem ser vislumbrados em cada um dos detalhes de seus aparelhos. Desde de os grandes erros como o Power Mac G4 Cube e o sucesso do IPhone.

Cronologia

A infância humilde cercada por carros antigos, cujo pai recuperava com maestria, foi suficiente lhe trazer um gosto compulsivo pelo designer, característica fundamental para sacramentar o sucesso dos produtos Apple.

Sua inquietação estava presente desde a adolescência. Steve se interessou e se desinteressou por diversas atividades com a mesma velocidade de quem troca de roupa.  Frequentou uma tradicional faculdade de arte e não se formou.  Mergulhou no universo zen e depois se afastou.   Teve vários relacionamentos, mas somente um vingou.  Foi abandonado pelos pais biológicos, e acabou abandonando a primeira filha por algum tempo. 

Difícil de lidar e cheio de inspirações, Steve escondia por trás de uma personalidade intransigente e dominadora uma enorme sensibilidade artística.

Da parceria com Wozniack em uma garagem surge para o mundo o primeiro computador Apple.  Em seguida surge o Apple II e com o sucesso Jobs se torna um jovem empresário bem sucedido e milionário. 

A trajetória de Jobs no mundo dos computadores foi meteórica.  Com a mesma velocidade que subiu ele desceu.

Depois de um serie de desgastes internos, Jobs acaba sendo afastado de sua própria empresa. A partir disso monta a Next uma empresa de computadores que não decola. Acaba comprando a Pixar e nesse meio tempo e produz sucessos inesquecíveis do cinema como “Toy Story”.

Algum tempo depois a Apple, quase falida, na tentativa de recuperar a saúde financeira, compra a Next e traz de volta Jobs.  Foi o começo de uma grande era para a empresa da maçã.

Em sua volta épica Jobs apresentou ao mundo o iPod, iPhone e o IPad. A geração dos “Is” colocou novamente a Apple entre as maiores empresas do planeta.


Revelações

O nome Apple não tem qualquer significado misterioso por trás. O próprio Steve Jobs revelou que na época estava em uma dieta de frutas e pareceu interessante colocar algo que não fizesse uma referência especifica a computadores. Porém as maçãs em si provavelmente tinha um significado especial para Jobs. Ele cuidava de um pomar na fazenda All One Farm, uma espécie de comunidade hippie em que cada participante era responsável por uma tarefa.

Frases marcantes

O livro está recheado pensamentos interessantes que servem de inspiração e aprendizado para a vida e o mundo dos negócios.  Algumas foram cunhadas pelo próprio Steve Jobs, outras reproduções de discursos famosos ou ensinamentos que fizeram parte da trajetória do ex-CEO.

“Aprendi a verdade do zen quando diz que, se você estiver disposto a viajar pelo mundo para encontrar um mestre, um deles aparecerá na casa ao lado”.

“Acho que as diferentes religiões são portas diferentes para uma mesma casa”.

 “As pessoas de fato julgam um livro pela capa”.

“A simplicidade é a máxima da sofisticação”.

 “Deus está nos detalhes”.

“Menos é mais”.

“Não está pronto enquanto não for lançado”.

“A viagem é a recompensa”.

“Os verdadeiros artistas lançam”.

“E melhor ser pirata do que entrar na marinha”.

 “A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo”.

“Finja que está completamente no controle e as pessoas vão achar que você está” .

“É divertido fazer o impossível”.

“Quem sabe o que está falando não precisa de Power Point”.

“Engenheiros são ensinados a tomar decisões analiticamente, mas há momentos em que confiar nos instintos ou na intuição é indispensável”.

“A função da arte é espantar a feiura”.

 

Propaganda épica da Apple idealizada e criada por Steve Jobs equipe.

Tags: apple , jobs , steve jobs , livro