Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Twitter e seu potencial

Imprimir
Categoria: Ciência e Tecnologia Escrito por FT
Bookmark and Share

Apesar de uma Interface relativamente simples e comandos básicos, a ferramenta Twitter se tornou um verdadeiro sucesso entre os profissionais da comunicação e um eficiente suporte de trabalho.

Talvez o sucesso da plataforma com esteja na capacidade viral de divulgação das informações.

Diferentemente de outras redes socias como o Orkut que existe um relativo limite para o alcance da informação, já que só é possível transmitir uma mensagem a um número previamente definido de usuários (no caso do Orkut são os amigos de determinado perfil) no Twitter uma mensagem pode se disseminar de maneira rápida sem um limite aparente de alcance.

Quando uma mensagem é repassada no Twitter, ele chega aos seguidores de determinado perfil, porém o comando conhecido RT permite que esta mesma mensagem chegue aos seguidores de outro perfil que segue o perfil que enviou a mensagem e assim sucessivamente. Neste aspecto poderíamos considerar a ferramenta com um grande potencial viral, ou seja, de espalhar infinitamente uma mensagem, já que a mesma pode atingir seguidores de vários indivíduos diferentes ao mesmo tempo.

Supondo que determinado perfil A tenha 100 seguidores, e entre eles está um perfil B que tem mais 200 seguidores; se uma mensagem do perfil A é Retwittada (expressão para o ato de usar o comando RT) pelo perfil B, a mesma alcança os 100 seguidores do perfil A mais os 200 do perfil B formando assim uma verdadeira cadeia viral. Isso potencializa o alcance da mensagem de tal forma, que é difícil até medir o impacto real da informação.

Essa potencialidade da ferramenta chamou a atenção de empresas e partidos políticos que passaram a se utilizar do Twitter para divulgar informações, anúncios e campanhas. Não é incomum também que informações destinadas à imprensa, sejam postadas no Twitter de determinado perfil antes mesmo de serem disseminadas por e-mail.

Tags: tec