Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Zombies podem existir?

Imprimir
Categoria: Lendas Urbanas Escrito por FT8 - O Canal 8 de notícias.
Bookmark and Share

Quem gosta da serie Walking Dead pode estar se perguntando se existe realmente a possibilidade da ocorrência de um cataclismo Zombie.

 

A resposta para a pergunta pode parecer muito óbvia, um saudoso e forte Não afinal, nada teria o poder de deixar uma pessoa completamente submissa, vagando pelas ruas e ainda em estado catônico. Porém, algumas lendas urbanas e estudos científicos sugerem exatamente o contrário.

Vejamos o polêmico caso do haitiano Clairvius Narcisse.

Em meados de 1962 Clairvius ficou muito doente e chegou a ser declarado morto. Sua família o enterrou logo após o diagnostico. Até ai é uma história triste e absolutamente normal, porém, supostamente em 1981, Narcisse foi encontrado vagando pelas ruas de um vilarejo por sua irmã. Depois do choque de ver um “morto” vivo  caminhado, os parentes foram apurar o que aconteceu.

Realmente o homem encontrado seria Narcisse e o mesmo contou que era escravo em uma plantação de cana-de-açúcar. O suposto “zombie” narrou que recebia doses diárias de uma substância que o deixavam em um estado de letargia completa; sem vontade de se rebelar com a lamentável condição.

 

Narcisse ainda contou que depois do enterro acordou inumado dentro do caixão e foi exumado por um homem que seria uma espécie de feiticeiro Vudu. O feiticeiro teria o levado para um local desconhecido que seria a  tal plantação. Nacisse era forçado a trabalhar e recebia doses diárias da estranha bebida.

Mito ou verdade?

A fantástica história do haitiano divulgada amplamente na internet, pode até ser mais uma caso de lenda urbana, mas de fato, existem algumas substâncias tóxicas, particularmente encontradas no Haiti, que teriam a capacidade de induzir um homem a submissão(Datura stramonium) ou a um estado catatônico(Tetrodotoxina).  A associação de ambas em um inimaginável “ritual Vudu” poderia balizar a história de Narcisse. 

Vejamos como:

A Tetrodotoxina (TTX) é uma neurotoxina que teria a capacidade de inibir impulsos nervosos deixando a pessoa em um estado catatônico semelhante à um cadáver. A partir dessa característica pode-se sugerir que o tal “feiticeiro” deu a TTX para Nacisse e o mesmo foi enterrado vivo. 

Depois o “feiticeiro” começou a sedar diariamente Nacisse com a Datura Stramonium.  A Datura Stramonium conhecida popularmente com "figueira-do-diabo" tem sido apontada em algumas pesquisas como causadora de amnésias temporária e comportamento apático ou submisso.

Somando a macabra história de Narcisse e os supostos efeitos tóxicos associados a estas substâncias, temos os ingredientes necessários para uma legítima Lenda Urbana.

Mesmo assim, a pergunta fica no ar: Mito ou verdade?