Marcio Atalla aponta seis motivos para manter-se ativo

Bookmark and Share

A prática de atividades físicas deve fazer parte do dia a dia para que os benefícios sejam reais e duradouros.

A maioria das pessoas sabe que manter uma rotina de exercícios faz bem para o corpo. Ainda assim, de acordo com o estudo publicado pelo Ministério do Esporte, o índice de sedentarismo no Brasil supera o de países como dos Estados Unidos e da China. Segundo a amostra, 45,9%1 da população brasileira é sedentária!

Os motivos variam entre falta de tempo e de vontade. Segundo o preparador físico Marcio Atalla, o ser humano é um ser poupador de energia e o exercício não é inato. “É necessário criar o hábito de fazer atividade física, que deve estar atrelado a outros fatores, tais como uma alimentação saudável, contemplando todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo”, explica.

Para ajudar as pessoas se exercitarem com regularidade, Atalla aponta a importância de manter-se ativo e dá uma dica “ingerir alimentos com açúcar pré e pós-treino é uma boa opção, já que o ingrediente é uma ótima fonte de energia e prazer e faz com que o corpo sinta-se bem para começar a se movimentar”.

  1. Longevidade - As pessoas que praticam exercícios vivem mais, pois ajuda no controle de doenças e na manutenção de níveis bons de colesterol, de pressão arterial e de glicemia.
  2. Autonomia – Com os exercícios, outras atividades do dia a dia tornam-se mais fáceis porque o corpo passa a ganhar força e resistência muscular. O sistema imunológico também fica mais forte.  
  3. Economia – O movimento está relacionado à medicina preventiva, ou seja, os benefícios das atividades são tantos que até podem evitar gastos médicos no futuro, já que o corpo permanece mais forte e resistente. “Uma pessoa que pratica atividades físicas vai sete vezes menos ao médico do que aqueles que são sedentários”, diz Atalla.
  4. Autoestima – Fazer exercício libera endorfina, melhora a postura e deixa o corpo e a pele mais bonita, refletindo na autoconfiança e no bem estar consigo mesmo.
  5. Sociabilidade – O exercício proporciona a criação de uma rede de pessoas que gostam de praticá-los juntas, seja na academia, no parque ou em qualquer outro espaço, promovendo encontros prazerosos.
  6. Estética – Quem não quer ter um corpo bonito? O padrão de beleza é individual, mas as atividades físicas contribuem para qualquer gosto, principalmente, para quem busca o emagrecimento ou o fortalecimento dos músculos.

Atalla ainda reforça: “Para ter bons resultados, o exercício deve ser praticado com regularidade. Seja uma caminhada diária e intensa de 30 minutos à prática de natação três vezes por semana, o importante é o fato de estar em movimento sem esquecer da alimentação balanceada. Vale lembrar que o corpo depende de todos os nutrientes para responder às atividades físicas. Portanto, ao pensar numa dieta, não é recomendado excluir de ingredientes”.  

Referência bibliográfica:
1. Ministério do Esporte. Pesquisa aponta que 45,9% dos brasileiros não praticam esporte ou atividade física. 2015. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/index.php/noticias/24-lista-noticias/51170-pesquisa-aponta-que-49-5-dos-brasileiros-nao-praticam-esporte-ou-atividade-fisica>. Acessado 03 de jul de 2015.

Fonte: Doce Equilíbrio: