A Verdade sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo

Bookmark and Share

Os atores Jack Nicholson e Leonardo DiCaprio já atuaram como personagens com Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC.

Tanto em “Melhor É Impossível”, como em “O Aviador”, o personagem principal sofre com essa doença e vive de uma forma restrita, repetitiva e com sofrimento. Na vida real, as coisas não são muito diferentes.

Estudos indicam que o transtorno acomete cerca de quatro milhões de brasileiros e é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões e por causar impacto na vida da pessoa. “Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes, inapropriados e incômodos, enquanto as compulsões são comportamentos ou ações repetitivas que o indivíduo tem em resposta as obsessões, com o objetivo de diminuir a ansiedade”, explica Camila Reis, psicóloga do consultório Psicólogos Berrini.

Os sintomas podem surgir de diversas formas, como lavar as mãos o tempo todo, se preocupar excessivamente com sujeira, evitar o uso de banheiros públicos, revisar diversas vezes a porta, verificar exageradamente o fogão ou o gás antes de sair de casa ou ao deitar, necessidade exagerada de arrumar as coisas ou temor em usar determinada cor de roupa achando que pode acontecer algo ruim etc.

O tratamento do TOC pode ser feito através da psicoterapia e/ou ser medicamentoso, varia de acordo com o quadro do paciente. “A Terapia Comportamental é muito eficaz no tratamento desse transtorno. Nas sessões, o especialista trabalha o autoconhecimento e passa uma série de exercícios e ensinamentos para o indivíduo aprender a controlar seus próprios pensamentos e comportamentos”, finaliza a psicóloga.

Fonte: http://www.psicologosberrini.com.br/camilareis

Tags: TOC