Transtorno de Ansiedade

Bookmark and Share

O medo e a ansiedade estão presentes na vida de todos os indivíduos com a função de preparar a pessoa para uma luta ou fuga, diante de um perigo imediato e real.

Porém, algumas pessoas desenvolvem essas reações constantemente, tornando-se patológico.

No transtorno do pânico, essa ansiedade se apresenta em forma de ataques de pânico, onde o indivíduo afetado apresenta episódios de intenso medo ou desconforto, acompanhados de sintomas físicos, como palpitação, sudorese, dor torácica, tremores e cognitivos, como medo de morrer, medo de estar perdendo o controle ou de estar ficando louco. Além disso, surge uma preocupação de futuros ataques ou de uma mudança comportamental na tentativa de evitá-los.

“A ansiedade pode afetar as pessoas por uma forte preocupação com suas atividades e eventos. Quando o indivíduo tem dificuldade duradoura de controlar essa preocupação, passando a apresentar alteração de sono, sensação de cansaço, irritabilidade, tensão muscular, redução da capacidade de concentração e prejuízos (social, ocupacional, entre outros), devido a isso, ele provavelmente está sofrendo de transtorno de ansiedade generalizada”, afirma a psicóloga clínica Andrea Lorena.

No caso da fobia social, o indivíduo apresenta ansiedade diante de situações de interação social, como quando tem que falar em público (durante uma palestra, por ex.), falar com desconhecido ou ter que comer ou beber sob observação. “O sujeito pensa que pode ser avaliado negativamente pelos outros e passa a evitar essas situações ou enfrentá-las com grande sofrimento e ansiedade”, completa Andrea.

 

De acordo com a psicóloga, o tratamento pode ser realizado através da terapia cognitiva comportamental, que ajuda as pessoas a corrigirem o padrão de pensamentos negativos e a se adaptarem melhor ao mundo à sua volta. “Em casos mais graves o paciente é encaminhado para um psiquiatra, onde haverá prescrição de medicamentos”, finaliza a psicóloga.

Fonte: Psicóloga clínica, Andrea Lorena.

 

Tags: Psicologia