A tendência é colaborar

Bookmark and Share

Financiamento Virtual

Projeto leva a culinária mineira ao ambiente virtual.

Depois do crowdsourcing, modelo de produção que utiliza colabores espalhados por todos os cantos da web para resolver problemas ou gerar conteúdo, a exemplo do jornal Oh My News, surge agora o crowdfunding. Apostando também na ideia de coletividade, este último funciona como uma espécie de fundo participativo. Através de uma plataforma online como movere.me, produtores culturais e sociais apresentam suas ideias em busca de investidores. Um valor de arrecadação é estipulado no momento em que o projeto é apresentado na rede e quem quiser colaborar pode doar uma valor dentro das cotas estabelecidas. No caso do movere.me se o valor estipulado não for alcançado dentro da data prevista, todos que contribuíram recebem seu dinheiro de volta.

Entre os exemplos deste novo modelo de produção, está o projeto Histórias De-lá idealizado por Laura Cota. A proposta da autora é fazer uma viagem virtual pela gastronomia mineira através de vídeos, fotos e relatos divulgadas no site http://www.produtosdela.com.br.

A primeira viagem teve como destino a Serra do Salitre e foi custeada pela própria Laura. Para os próximos roteiros já foram escolhidas algumas cidades como Arinos (norte), Araxá (triângulo mineiro).

Publicado em http://www.otempo.com.br em 04/10/2011.

Tags: Pela Rede