Demissão com elegância

Bookmark and Share

A hora de se desligar de um emprego é um verdadeiro suplício para algumas pessoas, principalmente se o tempo de serviço prestado for dilatado. 

Mesmo assim, para muitos é um caminho necessário  para progredir na carreira, fazer novos planos ou até mesmo se dedicar a outras atividades.

Se existem mágoas e ressentimentos, a coisa só piora.

Geralmente quando o emocional toma conta, decisões precipitadas são tomadas, palavras desnecessárias são ventiladas e atitudes repreensíveis aos olhos de terceiros, se tornam motivo de repúdio. Nesse cenário, dificilmente a saída da empresa é pacificada.

Mas, as coisas não precisam ir para os lados extremos, existem "maneiras e maneiras" de se pedir demissão. Algumas abusam da criatividade, já outras encatam pelo estilo e elegância.

Vejamos o caso da jovem Marina V. Shifrin:

Insatisfeita com as condições de trabalho e decida buscar novos rumos, a norte-americana inovou. Ela simplesmente gravou uma “dancinha” pedindo demissão e justificando os motivos de sua saída. O vídeo virou um sucesso no Youtube e rendeu milhões de visualizações.

 

A ideia foi bastante criativa, mas a empresa, ao que tudo indica, definitivamente não gostou. Tanto que publicou um vídeo resposta com outra “dancinha” afirmando que está vagas de trabalho em aberto.

 

O caso notório serviu para tirar um belo exemplo de como as relações de trabalho estão cada vez mais confusas na era digital.

Lendo exaustivamente a respeito do assunto, pesquisando a opinião de consultores, e com a ajuda alguma experiência pessoal, trago agora um pequeno roteiro de como pedir demissão com elegância, aproveito também para divulgar um modelo de carta de demissão escrito por mim, com todas as pompas e "juridiqueses" necessários para impressionar e quebrar o clima “sombrio” do momento. 

 1- Passo- Esteja completamente firme em sua decisão, do contrário você provavelmente não terá chance para arrependimentos.

2- Passo- Comunique imediatamente seu chefe. Não existe momento oportuno para pedir demissão. Quanto antes você avisar, melhor para empresa se programar e melhor para você seguir com sua mudança. Como diz a música: Quem sabe faz a hora não espera acontecer...

3- Passo- Entregue a carta de demissão ao seu chefe e peça para o mesmo assiná-la imediatamente. Não se esqueça de manter uma cópia pessoal para evitar problemas no futuro.

OBS: No final da matéria, você encontra um modelo "elegante" de carta de demissão.

 4- Passo- A menos que seja absolutamente imperioso, evite a qualquer custo cumprir o Aviso Prévio. Converse com a empresa em questão e tente que o mesmo seja liberado em comum acordo. O motivo deste conselho é simples: depois de pedir demissão dificilmente o clima entre você sua equipe será o mesmo, muito menos a sua motivação para tabalhar. Logo a tendência é que as relações se desgastarem e com isso a sua imagem e reputação podem acabar saindo arranhadas. Obs: Existem exceções para esta regra, mas a experiência mostra que geralmente atritos acabam acontecendo.

 5- Passo- Diga até logo, erga a cabeça, não olhe para trás e caminhe em direção a seus sonhos.

 

 

 Modelo de carta de demissão

 À Diretoria da (nome da empresa)

Senhores diretores da (nome da empresa), de acordo com o Artigo 5º em seu Parágrafo XIII da Constituição da República Federativa do Brasil que diz: é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão; critério reforçado pelos valores estabelecidos no Artigo 1º, e referendados na CLT, venho por meio desta carta, informar-lhes que não tenho mais interesse em permanecer nesta empresa, motivo pelo qual, requeiro, a partir da presente data, a extinção do meu vínculo empregatício.

Manifesto também a minha vontade de ser dispensado do período que corresponde ao Aviso Prévio, regido pela CLT.

De posse das Leis Constituídas do meu país, faço valer o meu direito de cidadão e trabalhador brasileiro anunciando-lhes o meu desejo reincidir meu contrato de trabalho a partir da data de hoje.

Agradeço a oportunidade e a confiança a mim ofertada.

(nome da cidade), (dia) de (mês) de (ano).

Ass: (.......................................................)