10 Curiosidades sobre a história da Páscoa que você não sabia!

Bookmark and Share

A Páscoa é para a maioria dos brasileiros uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo. Por trás dessa celebração, há algumas questões desconhecidas:

Qual é a verdadeira história da Páscoa? Por que presenteamos entes queridos com ovos de chocolate? Por que o coelho é o símbolo da data? A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) listou as 10 principais curiosidades que vão surpreender todos os brasileiros:

v O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia, que ocorre neste dia ou depois de 21 de março.

v Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava apenas o fim do Inverno e a chegada da Primavera no Hemisfério Norte.

v Antes, os ovos de Páscoa não eram de chocolate e sim de galinha, que na tradição eram tingidos e pintados com cores da Primavera para presentear os amigos.  A tradição de dar ovos decorados como presente começou na China, nas festas de Primavera, e era uma comemoração para celebrar a vida e os encontros. Isto porque durante o Inverno rigoroso, as pessoas ficavam resguardadas em casa, assim como os animais que precisavam hibernar nesta época para se proteger do frio intenso. Quando a Primavera chegava todos podiam “sair de casa” e reencontrar seus familiares e amigos.

v Depois da China, foi a vez da África e dos Países Eslavos darem continuidade à tradição dos ovos pintados. Na Alemanha e na Polônia, estas relíquias caseiras ainda podem ser encontradas nas lojas.

v A lenda mais tradicional diz que o Coelhinho da Páscoa foi trazido à América por imigrantes alemães em meados de 1.700. Segundo eles, o animal visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam que encontrar na manhã de Páscoa.

v Porém, há outra lenda que diz que a simbologia do Coelho de Páscoa estaria na fertilidade que eles possuem, porque geram grandes ninhadas. Além disso, o animal representaria a renovação de uma vida que traz boas novas, além de dias melhores.

v No século XIX, com o advento da indústria do chocolate, os ovos pintados à mão foram substituídos pelos ovos de chocolate.

v Em muitos países da Europa, até hoje, existe a crença de que comer ovos de chocolate no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o ano.

v Em outros lugares do mundo acredita-se que colocar na mesa um ovo de galinha, na Sexta-feira Santa, afasta doenças.

v As famosas parreiras de Páscoa - que servem para pendurar os ovos de chocolate – apareceram em 1956 e são uma forma de exposição exclusiva do Brasil. Elas chegaram junto como os primeiros supermercados e lojas de departamento por conta da falta de espaço que existia nos pontos de venda naquela época e para que os ovos de Páscoa tivessem mais destaque para o consumidor.

Tags: Curiosidades