iPod 10 Anos

Bookmark and Share

No dia cinco de outubro de 2011 faleceu aos 56 anos de idade Steven Paul Jobs. Cerca de 10 anos atrás, no dia 23/10/2001, durante uma coletiva de imprensa em Cupertino(EUA), Jobs apresentava ao mundo o primeiro iPod.  

Uma década de transformações no aparelho da Apple.

ipod/divulgação

 

Algumas semanas antes do comunicado, as imagens do atentado terrorista ao World Trade Center inundaram as manchetes dos jornais com sofrimento e insegurança. Por sua vez, o mercado fonográfico estava em crise com a popularização do MP3. A própria Apple, passava por um momento financeiro delicado.  

Dentro deste cenário sombrio, as previsões para o iPod não eram nada animadoras. A pequena caixa de música da Apple era vista em com certa desconfiança. O jornal The New York Times chegou a publicar no dia 24 de outubro de 2001 uma analise pouco entusiasmada sobre o produto. O questionamento era se o aparelho teria alguma aceitação mercadológica entre os usuários do sistema Windows.

O tempo passou e completando uma década de existência, o aparelho da Apple figura como um dos maiores inventos do século. Todas as expectativas pessimistas se mostraram equivocadas. Os famosos walkmans viraram relíquias. A indústria fonográfica se recuperou parcialmente com a comercialização de músicas no iTunes. A Apple se tornou uma das empresas mais valorizadas do planeta.  “O iPod revolucionou a maneira com que ouvimos música e, com mais de 320 milhões de unidades vendidas, é o player de música mais popular do mundo”, disse o vice-presidente sênior para Marketing Mundial de Produto da Apple, Philip Schiller.

Ao longo deste período a família iPod cresceu, sugiram às versões Shuffle, Mini, Nano e Touch. O aparelho mudou de cara e teve suas capacidades ampliadas. Além de reproduzir músicas o iPod passou a armazenar endereços, vídeos, jogos e aplicativos. Várias funcionalidades surgiram e usos diferentes não faltaram.

A preferência dos usuários pela caixinha da Apple é nítida, como confirma a médica Roberta Mendes de 29 anos. “Depois que comprei meu iPod dispensei o equipamento de CD, eu uso ele até no carro”. Roberta chegou a comprar um simpático acessório conhecido como iDog que transforma o tocador de MP3 em um aparelho de som. 

Publicado em http://www.otempo.com.br em 09/10/2011.