Kinect

Bookmark and Share

kinect/reprodução

No dia quatro de novembro de 2011, o Kinect comemorou seu primeiro aniversário. Desde que o aparelho da Microsoft apareceu no mercado uma verdadeira revolução foi inaugurada no mundo dos games.

Possibilidades na medicina, arte e educação não faltaram.

Até então, o console Wii da Nintendo, era sinônimo de interação com seus controles movimentados por Wi-Fi. Como uma locomotiva em alta velocidade, o Kinect chegou propondo o fim dos joysticks. Antes, era difícil imaginar, um vídeo game comandando com as mãos livres de qualquer “adereço”. Porém, o improvável se mostrou real e abriu a porta para uma série de invenções.    

A agência Bhtec foi uma das pioneiras de Belo Horizonte a propor novos usos para o aparelho da Microsoft. Ela criou uma apresentação de máquinas agrícolas para uma feira. A partir de comandos gestuais viabilizados com o Kinect era possível movimentar um protótipo de uma escavadeira.
 
Outra ideia que chamou a atenção, foi do artista francês Jean Christophe Naour. Ele criou uma especie de grafiti digital. No projeto, o Kinect captura os movimentos do corpo que servem de base para gerar as “pinceladas” digitais. 
 

Kinect Graffiti /Ribbon Test from Jean-Christophe Naour on Vimeo.

De olho na ferramenta, o professor Chico Marinho, tem experimentado interações artísticas. No 43° Festival de Inverno da UFMG, na cidade de Cataguases, ele apresentou uma instalação fazendo menção à arte abstrata de pintores modernos. Em uma tela eram apresentadas partículas que reagiam conforme o movimento dos usuários, formando assim, uma nova imagem. Para Chico o gadget trouxe diferentes formas a serem exploradas. “O Kinect possibilita uma leitura de profundidade diferente.”

Brincadeiras também fizeram parte das inovações apresentadas. Um usuário conhecido como “yankeyan” postou um vídeo simulando o uso de um sabre de luz. A coisa toda era possível a partir do jogo de câmeras do Kinect.  

 

Possibilidades de uso na medicina também foram anunciadas. De acordo com o site techguru.com.br; estudantes da Universidade de Washington (EUA) estariam desenvolvendo com um Kinect uma plataforma para simular cirurgias, diminuindo assim o risco de erros. 

Ainda de acordo com um artigo publicado no periódico inglês Financial Times, a própria Microsoft tem falado sobre um projeto envolvendo várias empresas que sugerem aplicações com o Kinect de educação a indústrias automotivas. 

Sobre o aparelho
 
O Kinect é um sensor desenvolvido para o console Xbox 360. Idealizado pelo brasileiro Alex Kipman, ele é baseado na captação de movimentos do corpo a partir de um jogo de câmeras. Na estreia do aparelho, a Microsoft registrou um recorde que entrou para o Guinness Book. Foram vendidos 8 milhões de sensores nos primeiros 60 dias. 

Enquanto você se pergunta o que vem por ai em 2012, confira um vídeo com nossa equipe se divertido com o aparelho da Microsoft.

Publicado em http://www.otempo.com.br em 02/11/2011.