Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Quer fazer intercâmbio, mas não sabe qual país escolher?

Imprimir
Categoria: Turismo e Viagens Escrito por FT8 - O Canal 8 de notícias.
Bookmark and Share

Viajar e fazer intercâmbio está em alta. Cada vez mais, adolescentes, jovens e adultos buscam uma experiência internacional.

O brasileiro já reconheceu a importância, mas além de tudo, o prazer de conhecer outra cultura, explorar outros países e dominar mais de um idioma. Pesquisa realizada pela BCG Consultoria revela que 23% dos americanos estão mais interessados em viajar do que seus pais. O Brasil segue essa tendência, uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que 33% dos viajantes brasileiros fazem parte da geração Y, formada por jovens entre 16 e 34 anos.

O turismo não é o único caminho, a educação profissional, os cursos de idiomas, profissionalizantes ou até a graduação no exterior, estão entre os roteiros mais procurados. Mas como escolher o país mais alinhado com o seu perfil para fazer o tão almejado intercâmbio? A CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, revela os cinco países mais populares entre os intercambistas: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Irlanda.

Os EUA é o destino mais procurado, com 35% da preferência, devido à popularidade do país e da influência cultural, política e econômica sobre os brasileiros. “Como a fluência da língua inglesa é uma exigência do mercado de trabalho, quando o intercambista pensa em estudar o idioma, na maioria das vezes, os EUA são a primeira opção que vem a mente, seja pelo alto nível do ensino, como pela excelente infraestrutura do país”, explica a gerente de produtos da CI, Luiza Vianna.

Com 30%, o Canadá é a segunda opção, principalmente devido ao ótimo custo-benefício. O intercâmbio para este país pode sair mais barato se comparado com outros locais, mas também é um dos principais destinos escolhidos pela facilidade para obtenção do visto, segurança, qualidade do ensino e hospitalidade. “O intercambista se surpreende, pois quando chega ao destino encontra um dos países mais bonitos e organizados do globo. O estudante também pode dividir o intercâmbio e estudar inglês  em uma cidade e francês em outra”, afirma a gerente. As cidades mais solicitadas são: Toronto, Vancouver e Montreal.

A Inglaterra vem em terceiro lugar na preferência dos intercambistas, com 14%. A facilidade em relação ao visto é um atrativo. O estudante pode ficar até seis meses no país sem a necessidade de apresentá-lo, embora tenha que ficar atento à imigração inglesa, já que é ela que define se o estrangeiro pode entrar ou não no país. “Recomendamos que o intercambista chegue ao destino com todos os documentos necessários como: passagem de ida e volta comprada e com data marcada; declaração financeira, que comprova que tem recursos para ficar no país durante o período estabelecido, comprovante de endereço e contato telefônico de onde vai se hospedar, além de uma carta da escola que vai estudar”, ressalta Luiza, “A vantagem da Inglaterra é que o estudante pode conhecer outros países da Europa, enquanto estuda, pela proximidade”, afirma a gerente. Quanto à cidade, a primeira opção ainda é Londres.

A Austrália e a Irlanda estão na quarta e quinta posição da lista com 4% cada, respectivamente. Um dos motivos da preferência e que eles estão entre os únicos países em que o estudante pode trabalhar oficialmente enquanto estuda. “A Austrália também atrai o estudante por ser um país jovem, multicultural e conhecido pelas belezas naturais, como praias, desertos e florestas tropicais”, aponta a gerente. Sidney, Brisbane e Melboure estão entre as cidades mais procuradas. No caso da Irlanda, Dublin e Galway são as primeiras opções. “Independente do país, o intercâmbio é um experiência transformadora para qualquer indivíduo, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional”, conclui Luiza.

 

 

Tags: Turismo