Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Barreado paranaense com carne

Imprimir
Categoria: Gastronomia Escrito por FT8 - O Canal 8 de notícias.
Bookmark and Share

Chef Ana Luiza Trajano ensina receita do barreado paranaense com carne.

Um prato feito à base de carne cozida que desmancha na boca. Essa é a definição do barreado, iguaria típica da região litorânea do Paraná que também ganha destaque pelo preparo diferente e especial: a carne coxão mole é cozida por quase um dia todo em panela de barro, fechada com pirão de cinzas e farinha de mandioca para manter o vapor. Receita simples e ao mesmo tempo exótica.

 

A chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, que fez o seu 33º menu especial em homenagem ao Paraná ensina como preparar este prato bem brasileiro. “É uma receita saborosa e que tem ingredientes simples: carne, condimentos e farinha de mandioca. Só que exige cuidados com o tempo de preparo e o tipo de carne, que tem que ser limpa e sem gordura, para que o barreado fique na textura adequada para ser apreciado. A carne que eu uso no restaurante é o coxão mole da Friboi, que é vendida exatamente da forma que essa receita demanda”, ressalta a chef.

Confira os ingredientes e o modo de fazer:

Ingredientes:

- 3kg de coxão mole 

- 500g bacon

- 4 unid. cebola picada

- 2 unid. folha de louro

- 5 ramos tomilho

- 2 ramos estragão

- 1 maço manjericão

- 1 maço manjerona

- 1 maço cebolinha

- 1 maço salsinha

- 3 ramos sálvia

- 1 ramo hortelã

- Sal agosto

- Pimenta do reino a gosto

- 150ml cachaça

- 800g farinha de mandioca

- 5 unid. banana da terra

- 300ml cachaça

 

Modo de preparo:

O Barreado tradicional é preparado em uma panela de barro com 17 horas de cozimento, porém nosso modo de preparo será na panela de pressão por apenas 3 horas. Corte a carne Friboi em cubos grandes, pique a cebola, pique as ervas, corte o bacon em tiras bem finas. Monte a panela: Forre o fundo da panela com lâminas de bacon; uma camada de carne; uma camada generosa de cebola; salpique as ervas. Em seguida repita a operação, coloque por último as folhas de louro e finalize com a última camada de bacon. Coloque 1/2 de um copo americano de cachaça e cubra com água até o bacon de cima boiar. Cozinhe por 3 horas em fogo médio. Depois de pronto mexer bem para desmanchar a carne.

Pirão: Espalhe um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e acrescente um pouco do caldo do Barreado fazendo um pirão.

Bananas: Corte as bananas na transversal e cozinhe as bananas no vapor de cachaça.

  • Rendimento: 8 pessoas
  • Tempo de preparo: 3 horas
  • Nível de dificuldade: elaborado

 

Confira Também