Warning: Division by zero in /home/ft8co671/public_html/templates/ajt005_j30/functions.php on line 31

Pestisco: como fritar corretamente

Imprimir
Categoria: Gastronomia Escrito por FT8 - O Canal 8 de notícias.
Bookmark and Share

Saiba como deixar os aperitivos no ponto ideal.

Pessoas que trabalham com encomendas ou até mesmo em bares e restaurantes com certeza já se depararam com salgados fora do ponto após o procedimento de fritura. Cru, torrado ou fora da forma desejada são os principais resultados de petiscos fritos de maneira incorreta.

 Para deixar salgados como bolinhos, batatas, coxinhas e pastéis saborosos e visualmente atraentes, o responsável pelo Controle de Qualidade da Cozil, Francisco de Paula, separou algumas dicas.

Confira:

Batatas congeladas: as batatas devem ir à fritadeira imediatamente quando retiradas do congelador. A temperatura do óleo para este procedimento deve ser de 170°C a 185°C e a proporção recomendada é de 1 quilo de batata para 10 litros de óleo. Para garantir que as batatas fiquem crocantes o cesto deve ser sacudido fora do óleo regularmente.

 Coxinhas, risoles e quibes: esses tipos de salgados são bastante delicados e requerem maior atenção. Frite-os ainda congelados, em pequenas quantidades e com a mesma temperatura das batatas, mas evite sacudir o cesto. Quando estiverem dourados retire-os com cuidado e os coloque sobre o papel toalha. 

 Pastéis: nesse caso indica-se dispensar o uso do cesto e utilizar uma escumadeira para poder virar os pastéis. A temperatura segue a mesma: 170°C a 185°C. Coloque sempre poucas unidades, pois os pastéis costumam inchar durante a fritura e, se ficarem comprimidos, podem rachar. Ao contrário dos outros alimentos, os pastéis precisam descongelar antes de irem à fritadeira.

* Nunca tampe a fritadeira ou o cesto durante a fritura, pois isso pode gerar vapor fazendo com que o alimento cozinhe ao invés de fritar.  

 

Sobre a Cozil

Desde 1985, a COZIL cria e desenvolve equipamentos profissionais para o mercado gastronômico. Seu parque industrial está instalado em uma área de 30.000m², e a empresa investe constantemente em tecnologia, processos e pessoas. 

Tags: Culinária

Confira Também