Resumão para concursos: Endomarketing

Categoria: Concursos
Bookmark and Share

O Endomarketing é o marketing voltado para o ambiente interno das organizações e corporações. 

Para isso, ele se utiliza das tradicionais ferramentas de marketing direcionadas ao público interno, especificamente os colaboradores de uma empresa e especialmente os funcionários.

 Entre as ferramentas mais usadas pelo Endomarketing destaque para:

1-      Intranet(rede interna de computadores)
2-      Jornal Mural(publicação periódica veiculada em locais coletivos da empresa como o mural de avisos)
3-      Publicações internas como revistas, house organ(jornal interno) e newsletter(jornal, informativo ou publicação por e-mail).
4-      Eventos coorporativos (festas, palestras e atividades em grupo)
5-      Caixas de sugestões - é considerada por muitos autores uma ferramenta de Endomarketing, apesar de se tratar de uma classificação não pacificada.

 

ATENÇÃO: São muito comuns em alguns concursos públicos perguntas que tentam confundir os candidatos sobre as ferramentas utilizadas pelo Endomarketing. Geralmente, tais questões introduzem ferramentas que podem ser utilizadas tanto no marketing interno quanto externo para induzir ao erro. Por exemplo: um evento pode ser direcionado tanto para o público externo quanto interno, a diferença é que quando o mesmo usado como ferramenta de Endomarketing se direciona exclusivamente ao público interno.

 

Os principais objetivos do Endomarketing:

  • Motivar os colaboradores de uma empresa, estabelecer sólidos vínculos com os mesmos e incentivar a participação e interação.
  • Manter os colaboradores e stakeholders(grupos de interesse da empresa, público interno, parceiros e até acionistas) informados.
  • Conscientizar os colaboradores da necessidade de se manter o nível de excelência da empresa e da constante necessidade de evolução na prestação dos serviços.
  • Demonstrar aos colaboradores que o crescimento da empresa é uma via de mão dupla. "Popularmente falando, se uma empresa cresce o profissional cresce junto e todos os benefícios são compartilhados por todos."
  •  
OBS: É interessante notar que existem vários outros objetivos e ferramentas utilizadas pelo Endomarketing, porém priorizamos citar no resumo os principais pontos cobrados nas provas de concursos.